top of page

Realizado o primeiro encontro do Fórum VIVA CACHOEIRO

FÓRUM “VIVA CACHOEIRO”

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES, em parceria com o Centro Universitário São Camilo-ES realizou no dia 28 de outubro de 2014 o lançamento do Fórum Viva Cachoeiro, no espaço do ginásio poli esportivo do Centro Universitário São Camilo – ES, contando com a participação de representantes da diocese, do Centro Universitário, de autoridades civis e marcante presença da comunidade cachoeirense.

De início, foi apresentado objetivo do Fórum, que consiste em estabelecer um espaço de discussão civil que ultrapasse barreiras religiosas, partidárias e ou ideológicas, permitindo a discussão de questões pertinentes à toda a comunidade do município de Cachoeiro de Itapemirim no que se refere a temas como saúde, educação, desenvolvimento humano, desenvolvimento social e econômico, segurança, mobilidade urbana, ocupação do solo, dentre outros, sob uma perspectiva integradora, que coloque todos os atores públicos, privados, patronais, trabalhadores, empreendedores, e demais, envolvidos na construção de uma proposta abrangente e socialmente sustentada que sirva de referência para a retomada do desenvolvimento da cidade.

O entendimento é que, nos últimos anos, o município de Cachoeiro de Itapemirim não somente declinou economicamente como também perdeu de vista perspectivas de desenvolvimento futuro. A compreensão é de que tal fato que hoje pode ser observado se deve, dentre outros motivos, às perspectivas históricas que excluíram o município do eixo nacional e internacional de desenvolvimento econômico, em especial no contexto do salto de industrialização do Espírito Santo nos anos setenta e oitenta, e os recentes ciclos petrolíferos. Soma-se às variáveis históricas a crise de representatividade política da região, assim como problemas comuns que afetam a grande parte dos municípios do Brasil e do Espírito Santo, no que se refere à distribuição de recursos no âmbito da estrutura federativa brasileira.

O lançamento do Fórum “Viva Cachoeiro” centrou-se em situar os participantes na construção do presente, no diagnóstico e no prognóstico do futuro, na expectativa de responder a questões iniciais de qualquer proposta de planejamento – de onde viemos? Onde estamos?

A partir das contribuições do professor Diogo Lube, discutindo as experiências de desenvolvimento planejado e espontâneo do município ao longo da História, e do economista professor Orlando Caliman, debatendo as configurações sócio econômicas contemporâneas e as perspectivas futuras da região, foi possível ao menos, a título inicial, refletir sobre as questões propostas.

Neste evento de lançamento do Fórum “Viva Cachoeiro”, ficou bem colocado a necessidade de reconhecermos as condições prévias para o desenvolvimento de nosso Município e região: A localização, recursos naturais, legado histórico, centralidade regional, especializações regionais, recursos humanos, base educacional e cultural. Reconhecer nossas fragilidades como conectividade, dificuldade de diversificação da economia e produzir com governança. Da reflexão do economista Orlando Caliman emerge fortemente a necessidade de Cachoeiro manter e ampliar o já conquistado e fazer acontecer o circulo vicioso da circulação do desenvolvimento.

No próximo dia 25 de Abril, no Ginásio poli esportivo do Centro Universitário São Camilo, das 14:00 às 17:00, faremos acontecer mais uma edição do Fórum “Viva Cachoeiro”, que se desenvolverá até o seu término por meio de seminários, onde sob a “ética do cuidado”, queremos pensar nosso Município: Cuidar do Ser, Cuidar do lugar, Cuidar do Futuro.

Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page